O projeto de Heinle Wischer e Partner para um edifício triangular foi premiado com o primeiro lugar em um concurso para projetar o Centro de Ciências Malopolska em Cracóvia, Polônia. O concurso buscava um projeto que fosse ao mesmo tempo icônico e inovador, respondido com uma proposta da equipe que conforma um novo marco para a região de Malopolska, na Polônia.
Leia sobre o projeto vencedor a seguir.
O objetivo do projeto do centro de ciência é ser um edifício simples, mas expressivo. Sua forma triangular é parcialmente enterrada no solo, com a inclinação descendo de norte a sul, até encontrar o plano do térreo. Isso permite que o telhado se torne um espaço ocupável e sirva não apenas como uma área ajardinada, que tem sido chamada de “Jardim dos Sentidos”, mas também como uma plataforma de observação para demonstrações de voo e outros eventos que frequentemente ocorrem na pista de pouso abandonada próxima.
O edifício é dividido em quatro seções principais que servem como áreas para conferências, uma entrada principal, um espaço de exposição e salas auxiliares que abrigam laboratórios e espaços para oficinas. Cada área tem variabilidade em suas plantas de piso, bem como nas alturas dos quartos, o que permite que os visitantes percorram os espaços.
O esquema de Heinle Wischer e Partner também apresenta soluções inovadoras sustentáveis, incluindo um sistema de aquecimento e resfriamento que utiliza energia geotérmica e o uso de espécies de plantas nativas no jardim para limitar a ocorrência de ilhas de calor e melhorar o microclima próximo ao edifício.